sábado, 3 de setembro de 2011

Professores ainda têm receio no uso de computadores em sala de aula?


O professor tem como papel principal criar e estimular o ambiente educativo. Neste novo perfil de escola, o ensino tem de se processar ao nível da coordenação e acompanhamento, das informações (conteúdos) devendo fornecer os contextos e o conhecimento base que promova uma verdadeira autonomia. Neste sentido, deve, igualmente, haver uma preocupação em colocar os alunos em face de problemas que exijam experimentação. Contudo, muitos professores desconhecedores desta realidade ignoram estas inovações, provavelmente por não as conhecerem e não as dominarem. Hesita-se em alterar as estruturas existentes há muito tempo, simplesmente porque as inovações exigem uma formação, uma preparação e uma organização suplementares. Contudo, a educação, ultimamente, tem vindo a ser reformulada. Embora, na sua essência, mantendo o mesmo objetivo, que é o de educar, não podemos ficar indiferentes aos novos métodos e técnicas introduzidos no ensino, decorrentes do aparecimento das novas tecnologias. A utilização de recursos tecnológicos tem a possibilidade de gerar novas habilidades que antes não eram possíveis de serem trabalhadas devido um sistema tradicionalista. Com essa reviravolta educacional foi possível observar com a tecnologia pode fazer toda a diferença, sem deixar o professor de lado. Com essas transformações, a sociedade, o aluno e o professor saem ganhando, pois as aulas são diferenciadas e inovadoras. Os jovens atuais necessitam de inovação constante, pois estes utilizam em seu dia-a dia mídias com diversas finalidades e tornam-se assim capacitados e ansiosos para uma revolução educacional, porque com recursos tecnológicos as aulas são mais interessantes e instigam a atenção e participação os alunos. O professor que faz uso dos computadores obtém melhores resultados. A utilização de TICs fornece uma rede de informações que visa à modernidade e a comunicação aberta. Com isso os professores necessitam de atualização constante com as novas técnicas e uma formação tecnológica torna-se inevitável e urgente. Apesar de existirem muitas controvérsias sobre o uso da Internet na educação, muitos resultados positivos já foram obtidos em escolas que já adotaram essa nova metodologia de ensino.
“Fica claro que o “professor informador” será um forte candidato ao desemprego, porém o “professor formador” será cada vez mais importante nesta virada de milênio. Assim, para esta secular profissão, o uso da Internet não é uma ameaça, e sim uma grande oportunidade de aprendizagem e de melhora na qualidade do “fruto desse trabalho”: a educação.” (Helen Klering)

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